2007-02-07

A MORAL de EPICURO



Para EPICURO o 'sumo Bem' é o PRAZER - não confundir, contudo, a proposta de Epicuro com o prazer Hedonista ( o hedonismo é a busca do prazer individual e imediato).


O Prazer de que fala Epicuro é um prazer subtil e de nível espiritual ('Prazer em Repouso'), domínio sobre as sensações, porque físicas e transitórias ('Prazer em Movimento').


O objectivo é uma 'quietude em prazer' da mente, o domínio sobre si mesmo, uma autonomia e distanciamento do 'ruído exterior' - o prazer permanente vivido na IMPERTURBABILIDADE (ATARAXIA).



A ATARAXIA, tranquilidade e impassibilidade da alma, será possível de ser alcançada se se atender apenas aos Desejos Naturais e se houver um distanciamento dos Desejos Frívolos ou superflúos, limitando e eliminando as Paixões.


O objectivo da filosofia de Epicuro não é uma Teoria, mas sim uma Prática. A Ataraxia visa a ausência de dor ou aflição; a busca da tranquilidade de uma vida feliz e aprazível (Princípio do Prazer); a fuga ao medo do Destino, dos deuses, das ocorrências desagradáveis, da morte... alcançar a serenidade.