2004-11-28

ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO

ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO

1 Definição do tema

Ao elaborar um trabalho, seja individual ou em grupo, têm de se definir com clareza o tema e os principais objectivos que se pretendem. Esta tarefa reduz substancialmente, atrapalhações e desperdícios de tempo e energias, que, por vezes; colocam em causa não só a qualidade como até, o próprio trabalho.
Devem, também, ser claramente definidos os limites da investigação que se necessita e pretende fazer, tomando sempre em consideração três factores fundamentais:

· As capacidades de quem vai realizar o trabalho;
· A existência, a disponibilidade e o acesso fácil às fontes de consulta;
· O tempo disponível para a pesquisa.e para a realização do trabalho.

Solicitar auxílio ao professor na definição do tema e dos principais objectivos é útil, pois evita qualquer despiste de orientação.

2 Recolha de informações

Os livros são, ainda, as fontes de informação mais acessíveis e, para encontrar um livro numa biblioteca, basta consultar os ficheiros dessa mesma biblioteca. Estes ficheiros podem estar organizados por:

· Assuntos;
· Títulos;
· Autores.

Mas, os livros não são as únicas fontes de informação que podem ser consultadas. Assim, podemos recolher informações noutras fontes como. meios de comunicação social, inquéritos, visitas de estudo, contacto directo com pessoas competentes na temática abordada e a própria observação pessoal.
Um trabalho de investigação com qualidade requer a consulta de fontes credíveis, devendo iniciar-se a investigação por obras que forneçam informações genéricas sobre o tema a tratar.
Para quem não tenha, não possa ou não saiba utilizar o computador para arquivar informações, a melhor forma de realizar esta tarefa de arquivamento é através do registo das informações em fichas ou folhas soltas, de tamanho uniformizado, para que se torne mais fácil manusear o material recolhido e organizar o plano de trabalho. Este material recolhido pode estar sob a forma de citações ou de resumos pessoais. Uma citação obriga sempre à colocação do texto entre aspas e à indicação precisa das seguintes referências: nome do autor, título da obra, número da edição, local da edição, editor, data, numeração das páginas onde se encontra a citação.
Cumprindo este procedimento, os apontamentos recolhidos ficam prontos a serem utilizados em qualquer momento, sem necessidade de recorrer a nova consulta.

3 Organização do plano do trabalho

Frequentemente, muitas das informações recolhidas não podem ser utilizadas. É imprescindível saber seleccionar apenas o essencial, atendendo sempre ao tema e aos objectivos.
Depois de realizada a selecção do material inicia-se a etapa seguinte de elaboração do trabalho: organização de um plano. Este tem a função de guia na realização do trabalho. Existem várias formas de fazer um plano. Um modo simples de construir o plano consiste em construir uma lista ordenada de tópicos, em torno dos quais se vão associando as informações recolhidas.
Um plano lógico e equilibrado permite uma apresentação oral ou escrita segura, mantendo sempre o fio condutor das ideias.

4 Redacção clara e rigorosa

A apresentação escrita dos resultados de uma investigação pode ser feita de acordo com o esquema clássico: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na Introdução identifica-se o tema a tratar, fazendo uma referência breve ao modo como vai ser tratado. O Desenvolvimento (também denominado por “corpo” do trabalho, é onde se expõe o assunto, dividindo-o em capítulos mais ou menos extensos, de acordo com a importância dos vários tópicos. A Conclusão resume o que se disse e as conclusões a que se chegou, defendendo, se tal for pertinente, a posição que se tem sobre o assunto que se tratou,
Para que um trabalho tenha, de facto, qualidade não é imprescindível a existência de citações. Contudo, existem momentos em que a transcrição de palavras proferidas por alguém reconhecido como autoridade na matéria (um cientista, um historiador, um filósofo...) enriquece fortemente o trabalho.
Para citar correctamente é necessário ter em atenção alguns factores e cumprir rigorosamente algumas regras: 1) colocam-se às palavras exactas do autor entre aspas; 2) quando necessitamos de omitir determinado período do texto original, temos de o assinalar através da colocação três pontos (ou reticências) entre parêntesis, no espaço onde se efectuou a omissão; 3) As afirmações devem ser mantidas no seu contexto próprio.
Mas, esta é apenas a forma de transcrever com fidelidade. Uma citação, para estar correcta e completa, tem de fazer referência à fonte de onde foi retirada, utilizando, para o efeito, uma nota colocada logo a seguir à citação ou no fundo da página (nota de rodapé). Essa nota, no caso de um livro, deve conter, os elementos que seguidamente se enumeram, separados por vírgulas: nome e apelido do autor, título e subtítulo da obra (sublinhados), número da edição, local da edição, editor, data da edição e a numeração das páginas citadas.

Exemplo:
J. Gaarder, O Mundo de Sofia, Lisboa, Ed. Presença, 1995, pp. 17:J8.
No caso de a fonte utilizada ser uma revista, os elementos a fazer referência são: nome e apelido do autor, título do artigo (entre aspas), título da revista (sublinhado), número da revista, data de publicação e a numeração das páginas citadas.

Exemplo:
M. B. Pereira, «Modernidade, Fundamentalismo e Pós-Modernidade», in Revista Filosófica de Coimbra, vol. 1, n.º 1, 1992, p. 241.

Do trabalho faz também parte a Bibliografia. Trata-se de uma lista das obras consultadas, ordenadas alfabeticamente com base no apelido dos autores e é apresentada no final, após a Conclusão. De um modo geral, a identificação de cada uma dessas obras e respectivos autores faz-se do mesmo modo que é feito nas notas das citações. As únicas diferenças: na Bibliografia residem em que, no nome do autor, vem primeiro o apelido e só depois o nome próprio. Além disso, na Bibliografia, não se faz referência às páginas consultadas
Os resultados da investigação devem ser expostos de modo claro e rigoroso. A apresentação do trabalho tem de ser cuidada pois, um trabalho com boa apresentação, com textos arejados e ilustrações adequadas, revela o respeito que o aluno nutre por si próprio e por quem leia o seu trabalho, exercendo sobre este uma influência positiva.
JC