2006-11-22

Liberdade de agir

Como vimos, a liberdade não é a ausência total de limites ou condicionantes... O facto do Homem sentir condicionantes de carácter biológico ou até cultural, não significa que ele não seja livre.

A liberdade é a possibilidade do homem fazer escolhas. Liberdade para poder agir, de modo consciente, voluntária e intencionalmente.


A natureza não é livre nos seus elementos... eles são determinados por condições que lhes são intrínsecas, isto é, que lhes são próprias.


Pelo contrário, o Homem, pode - e como ele tenta! - ultrapassar muitas das condicionantes com que nasce, que lhe aparecem, que lhes são impostas .




" Penso que a liberdade se define correctamente do seguinte modo: 'liberdade é a ausência de qualquer impedimento para a acção que não esteja contido na natureza e na qualidade intrínseca do agente'. Por exemplo, diz-se que a água corre livremente ou que tem liberdade para correr no leito do rio porque não existe nenhum impedimento nesse sentido, mas corre pelos lados, porque as margens estabelecem um impedimento. E mesmo que a água não possa correr, apesar de tudo, ninguém dirá que lhe falta liberdade de correr, mas sim a possibilidade ou o poder, porque o impedimento está na natureza da água que lhe é intrínseco. "




T. Hobbes