2007-10-31

A PRÁTICA da FILOSOFIA

A filosofia apareceu, não apenas, nem sobretudo, numa dimensão puramente abstracta, distanciada da vida dos homens... Na Antiguidade Clássica, a filosofia devia revelar-se no quotidiano. Já Sócrates ensinava que o grande objectivo do exercício da filosofia devia ser a virtude (arete). Com o advento da Modernidade, a filosofia vai perdendo esta dimensão mais prática, que se deveria exprimir na vida concreta do Homem, e revela, sobretudo, uma vocação mais abstracta e que evidencia claras rupturas com o mundo quotidiano. Curiosamente, nos tempos mais recentes, assistimos a um regresso da filosofia como inspiradora para vida concreta e os problemas existenciais dos seres humanos.
"Observa-te a ti mesmo, analisa-te de vários ângulos, estuda-te. Acima de tudo verifica se progrediste no estudo da filosofia ou no teu próprio modo de vida. A filosofia não é uma habilidade para exibir em público, não se destina a servir de espectáculo; a filosofia não consiste em palavras, mas em acções.(...). O objectivo da filosofia consiste em dar forma e estrutura à nossa alma,em ensinar-nos um rumo na vida, em orientar os nossos actos (...).
(...)
A toda a hora nos vemos em inúmeras situações em que necessitamos de um conselho: pois é a filosofia que no-lo pode dar."
Séneca,
Cartas a Lucílio