2008-03-05

Política, obediência, poder

O poder de gerir toda uma sociedade deve mesmo existir ? E deve ser entregue a alguns, a uma minoria o destino mais imediato de uma imensa maioria?
É possível a existência duma sociedade, ou uma agregação saudável de indivíduos, sem uma autoridade exterior?
" A política não é mais do que o conjunto das razões para obedecer e das razões para desobedecer e sublevar-se.
Obedecer, sublevar-se? Não seria melhor que ninguém mandasse para que não tivéssemos de procurar razões para obedecer-lhe nem encontrar motivos para desobedecer? Esta é mais ou menos a opinião dos anarquistas. Segundo o ideal anarquista, cada qual deveria actuar de acordo com a sua própria consciência, sem reconhecer nenhum tipo de autoridade. São as autoridades, leis, as instituições, a aceitação de que uns poucos guiem a maioria e decidam por todos que provocam os sofrimentos de que padecem os humanos: escravatura, abusos, exploração, guerras. O anarquista defende uma sociedade sem razões para obedecer a outrem e portanto também sem razões para rebelar-se contra ele. Os anarquistas partem do princípio de que os seres humanos tendem espontânea e naturalmente para a cooperação, a solidadriedade, o apoio mútuo.
É possível uma sociedade anárquica, isto é, sem poder político? É possível uma sociedade humana sem conflitos? É a existência do poder político a causa dos conflitos ou a sua consequência, uma tentativa para que não se tornem tão destrutivos?"
F. Savater