2005-11-29

ARGUMENTAR... Não vale a pena!!

O desprezo da argumentação é, a meu ver, um dos aspectos mais inquietantes do nosso quotidiano.
Damos uma opinião e dizem-nos logo: - Isso é muito discutível.
Apresentamos as nossas razões, mas não as discutem, limitando-se a responder: - Como é que pode estar de acordo com fulano, que está ao serviço de beltrano, que mudou de casaca, etc.
Os mais belicosos rugem: - Isso é o que você diz.
Aceitamos, então, que o que dizemos é, de facto, dito por nós e não pelo Espírito Santo, mas que, mesmo assim, desejaríamos que refutassem serenamente as nossas ideias e calmamente as discutissem. Respondem-nos: - Você tem a sua ideia e eu tenho a minha.
Admitimos de bom grado tal disparidade e tentamos aproveitar a ocasião para apresentar motivos compreensíveis que sustentem uma e outra ideia, para que possamos escolher a mais bem fundamentada. O outro indigna-se. É que ele não é dos que estão dispostos a alterar o que pensam por causa de algo trivial como duas ou três razões. Ele é como é e pensa como pensa e sempre foi assim (...). Costuma concluir triunfante: - Eu tenho tanto direito como você a pensar como quiser.
E nem vale a pena dizer-lhe que, em questão de opiniões, o que importa não é o óbvio e indiscutível direito de as manter; antes, os pouco óbvios e muito discutíveis argumentos que sustentam a sua manutenção.
F. SAVATER