2006-02-14

AGOSTINHO da SILVA - CENTENÁRIO do NASCIMENTO

Personagem excêntrica, aspecto nada convencional para um intelectual - visto que a maior parte se apresenta como os executivos em fim de semana - Agostinho da Silva poderia ser confundido com um mendigo ou um idoso lisboeta a contas com a magra reforma, aquecendo-se ao sol gratuito da capital.

Pensador original, e até inclassificável, conseguia falar ( e pensava antes!) de tudo, não de um modo convencional, como quem apresenta pacotes de produtos alimentares devidamente acondicionados e com as etiquetagens esperadas, mas como alguém capaz de desembrulhar e cozinhar alimentos que não foram vendidos para se cozinharem e apresentarem agrupados no mesmo prato.

Se ainda tens a ideia que o Pensar se apresenta demasiado espartilhado numa Tradição que mais parece prisão da criatividade, podes dar uma vista de olhos na nossa Biblioteca - o volume " CONVERSAS COM AGOSTINHO DA SILVA" de Antónia de Sousa ( cota 13/67 2986 ) para te surpreenderes com a desfaçatez e os devaneios intelectuais de alguém que pode escandalizar... por pensar tanto.

C.R.