2006-02-01

2º Período - 1º TESTE: CORRECÇÃO


I. Apreensão e integração da matéria (CONCEPTUALIZAÇÃO);
II. Justificação e fundamentação das afirmações (ARGUMENTAÇÃO);
III. Clareza, ordem e coerência da exposição (DISCURSIVIDADE);
IV. Posicionamento pessoal e avaliação crítica (ATITUDE);
V. Domínio de técnicas de análise textual (INTERPRETAÇÃO e HERMENÊUTICA).
CORRECÇÃO do TESTE SUMATIVO
REALIZADO no DIA 1 de FEVEREIRO 06:

( Esta correcção é sucinta: aponta as páginas do manual adoptado onde a matéria em examinação está expressa, apresenta resumidamente alguns dos mais importanteso tópicos das respostas correctas. Por isto, não se dispensa a correcção pessoal de cada aluno e consequente colocação de questões e problemas ao docente.)

I

1. pp. 171 à 175;

Sofística:

. empirismo; agnosticismo; cepticismo; antropocentrismo; relativismo; fenomenismo;

ensino pago; areté política; estudo do Homem; relação costumes vs. natureza;

cultura enciclopédica.

A RETÓRICA tinha como principal função a PERSUASÃO ( por vezes manipulação).

2. pp. 176 à 178

Para Sócrates e Platão, qualquer actividade humana pressupunha:

a) apoio em princípios racionais

b) ter por fim o Bem.

II

1. p.195, 196

. saber-fazer - conhecimento prático

. conhecimento imediato/directo

. conhecimento proposicional

2. p. 198

. s acredita em p

. p é verdadeiro

. s tem justificação para acreditar em p

3. p 198

O Infalibilismo é demasiado restritivo.

4. pp. 200 à 202

Teorias Internalistas: FUNDACIONALISMO e COERENTISMO

Teorias Externalistas: FIABILISMO.

III

1. p.207

Razão vs. Sentidos

Dogmatismo vs. Cepticismo.

IV

1. p.208

A Dúvida Cartesiana: Metódica; Hiperbólica; Catártica; Demolidora.

2. pp.211, 212

1. duvidar da própria existência;

2. duvidar é um acto de Pensamento;

3. o nada não pensa;

4. para pensar (duvidar), tenho que ser alguma coisa;

5. se PENSO, LOGO EXISTO - Primeira VERDADE CLARA e DISTINTA, Indubitável.

3. pp. 213 à 215

A Res Cogitans encontra em si impressa uma ideia de que não pode ser autora;

A Ideia de Perfeição que em mim encontro aponta para a existência de um SER PERFEITO;

DEUS aparece como GARANTE:

GNOSIOLÓGICO a) validade das evidências actuais

b) garantia das evidêncas passadas

ONTOLÓGICO a) do corpo

b) do mundo exterior ao Cogito