2006-03-18

A questão da Liberdade Humana

“O homem isolado não pode ter consciência da sua liberdade. Ser livre, para o homem, só é possível por outro homem, por todos os homens que o rodeiamA liberdade não é, pois, um factor de isolamento mas de reflexão mútua, não de exclusão mas, pelo contrário, de união, pois a liberdade de cada indivíduo não é outra coisa senão o reflexo da sua humanidade ou dos seus direitos humanos na consciência de todos os homens livres, seus irmãos, seus iguais. Não posso dizer-me e sentir-me homem livre senão na presença de outros homens. Não sou verdadeiramente livre senão quando todos os humanos que me rodeiam, homens e mulheres, são igualmente livres, A liberdade do outro, longe de ser um limite ou a negação da minha liberdade, é, pelo contrário, a sua condição necessária e a sua confirmação, Não me torno verdadeiramente livre senão pela liberdade dos outros.”
Bakunin, A Liberdade, Jucar, Madrid
JC