2006-12-11


O Homem é um ser em relação. Sempre. A questão que podemos agora lançar é a de que até onde estende ele o seu relacionamento - até onde vai o 'seu' mundo?

Um homem encerrado em si próprio parece, ou ser uma fuga, ou uma luta desigual contra um mundo que continuamente o invade e procura dialogar com ele.







" A vida do homem instintivo está circunscrita ao círculo dos seus interesses privados: a família e os amigos podem estar incluídos, mas o mundo exterior é ignorado, excepto quando pode ajudar ou dificultar o que está dentro do círculo dos desejos instintivos.

Numa vida como esta existe algo de febril e asfixiante que contrasta com a vida filosófica, que é calma e livre. O mundo pessoal dos interesses instintivos é um mundo pequeno, situado num mundo grande e poderoso que, mais tarde ou mais cedo, transformará o nosso mundo privado em ruínas.

A não ser que possamos alargar os nossos interesses de modo a que estes incluam todo o mundo exterior, nunca deixaremos de ser como uma guarnição num forte cercado, sabendo que o inimigo impede a fuga e que umaq rendição última é inevitável. Numa vida destas não existe paz, mas uma luta constante entre a insistência do desejo e a impotência da vontade".


B. Russell