2008-04-01

AS Dimensões do Religioso

A Religião integra a experiência universal do Homem em dar sentido à sua existência e à existência de todo o cosmos.
Dimensões do Fenómeno Religioso:
1. Ritual,
A religião manifesta-se num conjunto delimitado, segundo espaços e tempos especifícos, de 'gestos significantes' sagrados: cerimónias; festividades; oferendas; peregrinações; orações...
2. Narrativa,
Mito e História...
As religiões alicerçam-se em narrativas - relatos que situam, explicam e revelam - umas, como no caso do hinduísmo (sanatana dharma) , do judaísmo e do cristianismo - as narrativas foram primeiro orais e depois passadas a escritas; noutras - islão, mormonismo - o Texto Sagrado é praticamente o ponto de partida( mas a vivência precede sempre o texto na formação de uma nova religião ).
3. Doutrinal,
Reflexão, uma segunda leitura dos acontecimentos.
O conjunto de verdades a serem aceites; os princípios e preceitos para a existência; A chave para a interpretação do sentido das coisas.
4. Ética,
O conjunto dos valores promovidos e a promover.
As normas morais que devem orientar a vida comunitária, social e individual.
5. Social,
Intervenção e relação entre:
os crentes e a sua comunidade; entre os crentes e a sociedade exterior; entre a comunidade e o exterior.
6. Existencial,
A experiência religiosa supõe sempre , ou quase sempre, uma experiência 'forte' , intensa, de carácter místico ou transcendente - a 'conversão', a 'iluminação', etc.
Convém chamar a atenção para o facto de que o fenómeno religioso não está exclusiva e obrigatoriamente dependente da crença num ou mais deuses!
Existem religiões que são ateias - não pressupõem a crença num ser absoluto - como é o caso do budismo e do jainismo.
Podemos ainda lembrar que existem ideologias que pelas suas características, ao oferecerem uma mundividência fundante e englobante, se apresentam como religiões paralelas na prática - tais como os marxismos ( leninista, maoista, trotskista...), assim como o nacional socialismo alemão (nazismo) e os diferentes fascismos.