2008-04-01

SENTIDO(s)...

A religião aparece, sobretudo, como resposta à pergunta pelo sentido da existência.
Esta afirmação não é pacífica, para alguns a religião aparece cmo resposta ao medo que ensobra a existência humana perante o desconhecido, o sofrimento e a morte...
Para lá das opiniões, é um facto que as religiões jogam um papel fundamental nas mundividências da humanidade e no sentido que esta, de modos diversos, dá à sua existência, quer colectiva quer individual, ao modo como responde a questões tão fundamentais tais como: donde venho?; para onde vou?; quem sou eu?; que faço aqui?; como devo viver?; haverá vida antes do nascimento?; haverá vida depois da morte?...
A palavra SENTIDO aparece portanto como fundamental. Importa então compreender o alcance tão rico que este termo tem para nós.
Quando falamos em sentido podemos estar a falar em três dimensões bastante distintas: ao sentido enquanto orgão sensível (os cinco sentidos); ao sentido enquanto rumo, caminho, direcção ("em que sentido devemos seguir?"); ao sentido enquanto significação ( o sentido de uma acção, o sentido de uma palavra, o sentido da vida...).
Este última acepção é a que nos mais interessa para o presente módulo.
O quotidiano do Homem é recheado de experiências diversas e com maior ou menor impacto para ele... Que sentido têm elas para o ser humano concreto?
As nossas vivências aparecem envoltas em significado - como nos seria possível vivenciar, ser tocado pelo que quer que seja sem doar de imediato uma significação, um sentido?!
A doação de sentido é profunda e universalmente humana - a arte, a filosofia, a ciência, até as formas menos científicas de conhecimento, as ditas 'ciências ocultas' fazem isso e é para isso que todos os saberes, mais ou menos profundos, existem: dar sentido...
As religiões aparecem neste esforço doador de sentido e é a partir daqui que vamos investigar a Dimensão Religiosa do ser humano.
Há que, como deve ser feito em Filosofia, tomar uma atitude crítica, não preconceituosa, abrir-se à compreensão de um modo reflectito e fundamentado .