2004-11-28

PARTICIPAÇÃO NAS AULAS

PARTICIPAÇÃO NAS AULAS

1 Preparação das aulas

Frequentemente, os alunos atentos e interessados têm uma noção dos temas que serão tratados na aula seguinte. Esta noção permite que, para além de levarem o material habitual e necessário para cada disciplina, possam, também, preparar-se para a matéria que será tratada na aula.
Para esta preparação antecipada da matéria, é aconselhável uma leitura rápida da mesma, recorrendo aos materiais habitualmente utilizados nas aulas. Tendo em conta que as matérias se vão encadeando umas nas outras, só será positiva uma revisão das matérias da aula anterior.
Preparar as aulas de forma cuidada e sistemática motiva o aluno, levando-o a estar mais atento, participar melhor e captar a matéria com mais facilidade. Isto é, ter mais sucesso na aprendizagem.

2 A atenção nas aulas

Todos sabemos que existem matérias mais atraentes que outras, tal como há maneiras de dar aulas mais cativantes que outras. E não é fácil manter a concentração e o interesse quando a motivação é mais reduzida. Contudo, aqueles que estão realmente interessados em apreender bem as matérias sabem que é fundamental estar com atenção nas aulas e ouvir os professores e os colegas. A distracção pode levar a uma captação parcial ou, até, distorcida das matérias abordadas nas aulas.
Olhar de frente para quem está a falar permite ouvir melhor e observar alguns pormenores como o modo de falar e as expressões faciais, como complemento do que está a ser dito.
Um bom aluno escuta com atenção e espírito crítico preocupando-se, sobretudo, em apreender as matérias das aulas, sem que, para isso, tenha de aceitar ou rejeitar as ideias apresentadas.

3 Sentido de oportunidade nas intervenções

Assiduidade e pontualidade são fundamentais para a obtenção de resultados positivos. Contudo, a postura dentro de uma sala de aula não deve ser passiva. Um bom aluno participa frequentemente, colaborando com professores e colegas para que aulas e matérias sejam interessantes, expõe as suas dúvidas e, quando solicitado, participa nos debates, tendo sempre em atenção a ordem na sala de aula e o respeito por si e pelos outros.
Todos os alunos, mesmo os mais tímidos, podem (e devem) levantar questões e pedir esclarecimentos. Todas as questões são possíveis quando revelam interesse pela matéria. E tanto mais positivas e oportunas se tornam, quanto mais pretendam o esclarecimento de dúvidas concretas. Mas, o sentido de oportunidade na colocação de questões e/ou dúvidas é fundamental, uma vez que não se deve interromper o professor a meio de uma explicação ou raciocínio.
Ao expor uma opinião ou apresentar o resultado de uma pesquisa, o aluno deve ponderar bem e estar seguro do que diz e como diz.
Participar nas aulas com intervenções oportunas facilita a aprendizagem, desenvolve a capacidade de comunicar e permite conquistar a consideração e admiração de professores e colegas.

4 Tirar apontamentos

A memória humana não é muito fiável. Daí a necessidade de registar o essencial das aulas num caderno, como forma de evitar o esquecimento.
A quantidade de apontamentos que se tiram depende, significativamente, de factores como: o tipo de matéria, o método do professor e a existência ou não de manual da disciplina. Mesmo existindo manual, devem ser sempre registados esquemas, sínteses, comentários e indicações diversas dadas na aula, pelo professor. Tentar reproduzir no papel tudo o que o professor diz nas aulas, como se de uma citação se tratasse, é tarefa quase impossível e, sobretudo, desnecessária. Deste modo, a tarefa de tirar notas nas aulas consiste em registar as ideias essenciais, pelas próprias palavras, resumindo, assim, o essencial das aulas.
Por haver alguma dificuldade em escrever ao mesmo tempo que se ouve e conseguir tirar notas completas sobre tudo o que de essencial se passa nas aulas, é frequente que seja necessário completar ou esclarecer o que foi escrito nas aulas. Esse trabalho de aperfeiçoamento dos apontamentos deve ser realizado tão cedo quanto possível, quando a matéria ainda está presente na memória, para que os apontamentos fiquem prontos a usar quando e para o que forem necessários.
JC