2005-12-06

A RETÓRICA da FILOSOFIA

" A filosofia deve ser verdadeira. Ora, se nos reportarmos aos valores da retórica, nela encontramos o justo, o útil, o belo; não encontramos nela o que quer que seja de verdade.
Responder-se-á que a retórica pode, pelo menos, servir de método à filosofia. Para Perelman, ela será mesmo o método por excelência, que só ela poderá tirar a filosofia do impasse em que a fechou o positivismo.(...).
(...) Que poderiam ser as relações entre retórica e a filosofia?(...)Primeiro, é indispensável, como demonstrou bem Perelman, que os filósofos parem de se fechar na alternativa maniqueísta: lógica formal ou ilogismo. Existe todo um mundo, o das relações humanas, onde a lógica formal é impotente e onde, apesar disso, temos necessidade de lógica.(...).
Depois, não é menos indispensável que os filósofos tomem consciência da sua própria retórica, para que não sejam vítimas. Só um conhecimento aprofundado da retórica lhes pode permitir uma tal tomada de posição.(...)
Por fim, última indicação, a partir do momento em que uma filosofia se ensina, não pode, por mais racional que seja, fugir da retórica.
Poder-se-ia mostrar que todos os grandes filósofos utilizarama retórica, no sentido estrito do termo, para comunicar o seu pensamento."
REBOUL, La Rhétorique