2006-03-19

A Responsabilidade

“Ao contrário do menino malcriado e cobarde, o responsável está sempre disposto a responder pelos seus actos: "Sim, fui eu!" (...).
A essência da responsabilidade, se te interessa sabê-lo, não consiste apenas em termos a galhardia e a honradez de assumirmos os próprios erros sem buscarmos desculpas à direita e à esquerda. O sujeito responsável está consciente do carácter real da sua liberdade. E emprego real no duplo sentido de autêntico ou verdadeiro, mas também de próprio de um rei: aquele que toma decisões sem que ninguém superior lhe dê ordens.
Responsabilidade é saber que cada um dos meus actos me vai construindo, me vai definindo, me vai inventando. Ao escolher o que quero fazer, vou-me transformando pouco a pouco. Todas as minhas decisões deixam marca em mim, antes de a deixarem no mundo que me rodeia. Por isso não posso queixar-me ou assustar-me com o que vejo no espelho quando me olho...”
F. Savater, Ética para um JovemEd. Presença, Lisboa
JC