2007-03-20

ESTÉTICA

Como sabes, o 'objecto' da Filosofia é 'a totalidade do real'...
Mas isto é muita coisa... por isso a filosofia divide-se em várias áreas para enfrentar de forma metódica e mais circunscrita o Todo que lhe coloca questões.


ESTÉTICA é um termo criado por Baumgarten, no século XVIII, segundo este autor seria o estudo da Sensação ( que se diz em grego 'aisthêsis').

A estética remete para as aparências e para as questões que elas levantam. Não as aparências que, tradicionalmente, opostas ao profundo, à essência das coisas, a filosofia rejeita por se querer radical... Quando falamos em aparência é em relação ao que nos aparece e provoca sensações, agradáveis ou desagradáveis, mas que dizem respeito a objectos em relação aos quais nós não ficamos indiferentes.

Por isto, falar em estética é falar em Arte. Não te parece que os objectos artísticos são surpreendentes?! Claro que podes não gostar, mas... não ficaste indiferente, pois não ?!

A estética está ligada pois, a uma vivência de carácter emocional, proveniente de objectos sensíveis, isto é: objectos aos quais temos acesso pelos sentidos.

A emoção estética refere-se a objectos - naturais ou produções artísticas - e às emoções que estes nos provocam num diálogo íntimo que podemos chamar 'contemplação'. Contemplar é 'olhar admirativamente'.


Mas atenção: a atitude estética foge a uma relação de utilidade - os objectos estéticos não servem 'para nada' - eles não existem para servir... mas para provocar emoções. No fundo também não visam fins cognitivos - pela mesma razão - não são brindes culturais, fontes de saber e cultura académica...

Olha à tua volta... começarás a compreender de que falamos quando se diz 'Estética'.