2008-04-03

A FÉ RELIGIOSA

Por vezes, bastantes vezes até, a fé religiosa aparece como ausente ou inimiga da razão... No entanto, embora a dimensão da fé não se indentifique em exclusivo com a razão, ela concorre para a formação da fé religiosa - aliás, caso contrário, o perigo de uma fé obscurantista, fanática, completamente irracional, pode levar o ser humano para percursos de total alienação ou supressão daqueles que se recusarem a aderir ou a se conformarem aos ditames da sua crença.
A fé religiosa tem um carácter englobante: engloba o Homem nas suas diversas dimensões e engloba de igual modo a realidade.
Na fé religiosa entra o ser humano todo e de um modo total. É por isto que quando alguém fez uma experiência de carácter religioso todos à sua volta, além do próprio, sentem que ele mudou. Em linguagem religiosa é comum falar-se em 'conversão' ou 'iluminação'.
"A fé diz respeito à totalidade do ser humano, implica-o em todas as suas facetas e não numa ou noutra em particular. Aquele que acredita fá-lo com todo o seu ser, com a sua dimensão racional mas também com todos os elementos irracionais que integram a sua personalidade.
Nela entram a emoção e os sentimentos, bem como o conhecimento e a vontade.
Por ela o Homemm adere ao absoluto, ao infinito, àquilo que o transcende e ultrapassa.
É pele fé que toma consciência do sagrado."
S. Kierkegaard