2007-05-09

O Processo Criativo/Comunicativo da Obra de Arte

A obra de arte provém de um certo período de gestação mental do seu criador: criar quer precisamente dizer trazer ao existir algo de fundamentalmente novo - se isso for possível - fazer aparecer o que ainda não tinha aparecido. Por isto a originalidade é tão valorizada nas produções artísticas...
A arte é, também, tentativa de vencer o corropio incansável do tempo - fixar para a posteridade, fixar o instante. O artista possui de certo modo apetência de eternidade.
Mas o criador traz ainda consigo outra missão: como um Xaman ele procura convocar e falar em nome de uma outra dimensão do real, de um outro mundo, talvez mais profundo,concerteza mais interior, invisível e de difícil expressão.
" A Arte começa no momento em que o homem cria para representar ou para exprimir; num e noutro caso, serve-se do objecto, moldado pela sua mão e criado para ele: a obra de arte. Por meio dessa obra representa ou exprime, isto é, tenta romper, num e noutro caso, um dos limites que a natureza lhe impõe. Quando representa, luta contra a impossibilidade em que se encontra de escapar à fuga do tempo,que vai abolindo o que somos; confia-o a uma matéria mais estável e durável do que a memória. Nas sociedades antigas, o homem esculpia ou pintava o mito religioso ou o acontecimento histórico, cujo espectáculo desejava fixar; nos tempos mais recentes,tenta preservar um rosto ou uma paisagem cuja beleza fugidia o comoveu. A arte aproxima-se, assim, de uma impressão.
Mas há outra impossibilidade: a de dar a conhecer a outrem o que se traz em si, o mundo desconhecido, inexprimível, do que se sente, do que se imagina, do que se sonha. O artista tenta fazer entrar esse mundo invisível no visível, mundo invisível que não existe senão na nossa cabeça ou no nosso coração; procura projectar na sua obra aquilo que ele encerra em si,quer de necessidade de uma certa harmonia, quer de uma maneira de pensar ou de sentir."
Huyghe, L'art et L´homme
.