2007-05-09

A Obra de Arte

A obra de arte,o objecto artístico, torna-se motor de comunicação intra-pessoal e inter-pessoal... ou seja, a contemplação da produção estética permite uma viagem comunicacional nas dimensões interna do sujeito e entre o espectador e os outros contempladores.
Importa, contudo, não esquecer que tudo começa quando se deu um acto criador - um autor por impulso de criatividade transporta para o universo sensível a sua obra que até aí não existia para o público.
" Na noção de 'obra de arte' estão geralmente implícitos dois aspectos: a) o autor realiza um objecto acabado e definido, segundo uma intenção bem precisa, aspirando a uma fruição que o reinterprete tal como o autor o pensou e quis; b) o objecto é fruído por uma pluralidade de fruidores, cada um dos quais sofrerá a acção, no acto de fruição, das próprias características psicológicas e fisiológicas, da própria formação ambiental e cultural, das especificações da sensibilidade que as contigências imediatas e a situação histórica implicam; portanto, por mais honesto e total que seja o empenho de fidelidade à obra que se frui, cada fruição será inevitavelmente pessoal e verá a obra num dos seus aspectos possíveis.
O autor não ignora geralmente esta condição de situacionalidade de cada fruição; mas produz a obra como 'abertura' a estas possibilidades, abertura que, no entanto, oriente tais possibilidades, no sentido de as provocar como respostas diferentes mas conformes a um estímulo definido em si. A defesa desta dialéctica de 'definitude' e 'abertura' parece-me ser essencial a uma noção de arte, como facto comunicativo e diálogo interpessoal."
U. Eco, A Definição da Obra de Arte