2008-04-16

A Fé Religiosa

Ao deslocar-se do Imanente, do quotidiano, do 'aqui', o homem de fé sabe que não pode conhecer de modo objectivo, seguro, claro, com uma apreeensão profundamente satisfatória (que nem o imanente oferece) o Transcendente para onde se dirige.

Se o Absoluto existir, como pode a finitude que o homem sente, e é, compreender, apreender, abarcar, essa imensidão incomensurável e inefável?!

É aqui que a Fé aparece: a certeza na incerteza objectiva.


" Sem riscos não existe fé. A fé é precisamente a contradição entre a paixão infinita da espiritualidade e a incerteza objectiva. Se eu puder apreender objectivamente Deus, então não creio nele, mas porque não posso conhecer Deus objectivamente, tenho que ter fé, e se eu preservar a minha fé, tenho constantemente de me agarrar à incerteza objectiva, de modo a manter-me à tona num oceano profundo (...) e continuar a acreditar."
S. Kierkegaaard