2008-09-23

É Lógica !!! ...

Porque estudamos Lógica?
Porquê estudar Lógica na disciplina de Filosofia?...
Não é difícil compreender porquê:
Filosofar não é Pensar 'demoradamente'?!... se é o pensar - o pensar crítico - que faz a Filosofia, então há que Pensar Ordenadamente, segundo o modo correcto do Próprio pensamento operar. Um pensar caótico,desordenado,confuso, não pode, de modo algum, levar-nos a horizontes que nos satisfaçam intelectualmente.
Há ligações profundas e inextrincáveis entre a linguagem e o Pensamento... Pensar é 'Dizer para si Próprio' - portanto a Linguagem é matéria própria do pensamento.
E quem procure expressar o seu próprio pensamento (para o exterior), vê-se obrigado a servir-se da linguagem para o comunicar .
Também as ciências se servem da Lógica: pensar o real, fazer-lhe perguntas, dar racionalidade às respostas, ordená-lo... para tudo isto entra a Lógica na sua função de tornar regrado e inteligível o mundo que a ciência nos devolve, com o seu olhar específico.
" Não podemos fazer ciência sem ter em conta a Lógica. Com efeito, a lógica encaminha-nos para o que num outro tempo se chamou 'a ordem dos pensamentos'. Após a redescoberta nos últimos decénios da importância da linguagem para o que até agora denominávamos 'pensamento', dizemos hoje: a lógica é imprescindível para a ordem da nossa linguagem, é o instrumento que nos permite falar disciplinadamente.
Isto significa que a lógica não é para nós um fim em si mesma. Não a cultivamos para obtermos fórmulas cada vez mais complicadas que chegam a não ter já nenhum tipo de relação com os conteúdos das ciências particulares e da vida prática, mas, pelo contrário, unicamente na medida em que nos ajuda a clarificar e a tornar mais transparentes os 'pensamentos' ou, como se prefere dizer hoje em dia, os 'enunciados'das ciências particulares e da vida prática."
Seiffert, Introducion a la Logica