2008-05-02

Religião e Alienação

"A religião é a realização fantástica do ser humano, não possui verdadeira realidade. Lutar contra a religião é pois, indirectamente, lutar contra esse mundo, de que a religião é o aroma espiritual. A angústia religiosa é, por um lado, a expressão da angústia real e, por outro, o protesto contra a angústia real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, a alma de um mundo sem coração, tal como é o espírito de condições sociais de que o espírito está excluído. Ela é o ópio do povo.
A abolição da religião enquanto felicidade ilusória do povo é uma exigência que a felicidade real formula. Exigir que renuncie às ilusões acerca da sua situação é exigir que renuncie a uma situação que precisa de ilusões.(...)
(...)
A crítica da religião destruiu as ilusões do homem para que ele pense e aja, construa a sua realidade, como homem sem ilusões chegado à idade da razão, para que gravite em volta de si mesmo, isto é, do seu sol real. A religião não passa do sol ilusório que gravita em volta do homem, enquanto o homem não gravita em volta de si mesmo."
K. Marx