2009-01-22

O Problema da ORIGEM do Conhecimento

" O problema central da teoria do conhecimento é com efeito, estabelecer se o conhecimento se reduz a um puro registo pelo sujeito de dados já organizados independentemente dele num mundo exterior (físico ou ideal), ou se o sujeito intervém activamente no conhecimento e na organização dos objectos."
Piaget
Quando analisamos o o conhecimento deparamos com a dicotomia sujeito - objecto e com a imediata questão de saber o que concorre verdadeira e essencialmente para o process0o de conhecimento. Ao afirmarmos que o sujeito 'sai de si' e se dirige à esfera do objecto, como pode aquele apreender as determinações do objecto: pela razão ou pelos sentidos ?! Qual destes será a fonte e a garantia de conhecimento?
Passamos então a olhar para a história da Filosofia e para as respostas que avançaram alguns filósofos:
" (...) - É por consequência indispensável, como parece, que, antes de nascermos, tenhamos adquirido conecimento?
- É o que se me afigura.
- Se, pois, o aquirimos antes do nascimento e nascemos já com ele (...)
(...) De sorte que é uma necessidade que tenhamos adquirido o conhecimento de tudo isto, antes de nascermos."
Platão, Fédon
Esta é uma das respostas à questão da origem do conhecimento - o Homem transporta já consigo conhecimento, não provém o conhecimento do encontro imediato e directo como o objecto, mas a possibilidade de conhecimento é garantida por realidades outras e anteriores. Mais: o conhecimento não se refere, verdadeiramente, a realidades externas/materiais, mas diz exclusivamente respeito a conteúdos de carácter racional.