2005-02-07

Simulação 3



I - Filosofia Especulativa e Gnosiologia

Responda de modo sucinto às questões que se seguem:

1 – Em que consiste a Filosofia Especulativa, segundo a divisão clássica?

2 – Que ideia de verdade subjaz à abordagem especulativa do conhecimento?

3 – Como se distingue «transcendência» e «imanência»?

4 – Como é que o racionalismo explica a origem do conhecimento verdadeiro?



II – Os modelos do Conhecimento

Texto 1:

Não será certo que qualquer pensar tem sempre pressuposto o sujeito e o objecto, sendo um impossível sem a existência do outro, isto é, impossível o sujeito sem haver o objecto, e impossível o objecto sem haver o sujeito? Podereis pensar sem pensar um objecto – algo que é o objecto do vosso pensar, embora esse objecto não seja uma «coisa», um ser material? (…) A consciência do eu não virá com a do objecto, e a consciência do objecto não virá com a do eu?”
António Sérgio; Prefácio a Os Problemas da Filosofia de B. Russell

1 – Explicite o método fenomenológico de abordagem ao processo de conhecimento.

2 – Mostre como, a partir da análise do fenómeno do conhecimento, se levantam questões pertinentes acerca da sua possibilidade.


III - A Problemática Social do Conhecimento

Texto 2:

«Cada aspecto da natureza revela um profundo mistério e acorda em nós um sentimento de respeito e deslumbramento. Aqueles que receiam o universo tal como ele é, aqueles que se recusam a acreditar no conhecimento e que idealizam um Cosmos centrado nos seres humanos, preferem o conforto do efémero das superstições. Preferem evitar o mundo a enfrentá-lo. Mas aqueles que têm a coragem de explorar a estrutura e textura do Cosmos, mesmo quando este difere acentuadamente dos seus desejos e preconceitos, irão penetrar profundamente nos seus mistérios. (…) Temos de entender o Cosmos como ele é e não confundir aquilo que ele é com aquilo que gostaríamos que fosse. Por vezes o óbvio está errado e o insólito é verdadeiro.
Carl Sagan; Cosmos

Texto 3:

«Há alguns anos, como Vossa Alteza Sereníssima muito bem sabe, descobri nos céus muitas coisas que nunca antes tinham sido vistas. A novidade dessas coisas, bem como algumas das suas implicações, pelo facto de contradizerem os conhecimentos físicos geralmente aceites pelos filósofos académicos, atraíram contra mim a inimizade de um número não pequeno de professores [que naquele tempo, eram em grande parte eclesiásticos] como se fosse eu que tivesse colocado, com as minhas próprias mãos, todas essas coisas no céu para perturbar a natureza e arruinar as ciências. Eles parecem esquecer que o aumento de conhecimentos verdadeiros estimula a investigação, a fundamentação e o desenvolvimento das artes».

Carta de Galileu à Grã-Duquesa Cristina citada em Cosmos de Carl Sagan.


A partir dos textos acima, elabore um comentário, tendo em conta o seguinte:

a) A crítica à atitude dogmática;

b) O problema da subjectividade na relação de conhecimento;

c) A importância de Copérnico e Galileu na imposição de uma nova atitude face ao “misterioso”.
AB