2006-04-26

CIÊNCIA, TECNOLOGIA e JUSTIÇA SOCIAL

Talvez 90 % das tecnologias da História tenham sido produzidas nos últimos quarenta anos... Basta olhar à nossa volta, tocar o recheio das nossas habitações, ou apanhar os conteúdos dos nossos bolsos para não duvidar da omnipresença dos avanços e contributos tecnológicos da ciência.
Na última aula do 11º B, partindo desta mesma constatação, fomos no entanto levados a pensar nas relações possíveis entre tecnologia e justiça social. Parece, pelo menos parece, que existe uma ciência que favorece uns poucos ( ricos - onde, lamento, tu também estás inserido, pois pertences ao mundo desenvolvido...) e se tem esquecido da maioria (pobre) da humanidade.
Não podemos esquecer que os países desenvolvidos consomem 80 % das riquezas do planeta, em termos alimentares... Os restantes países, pobres, têm de se contentar com os restos - e passam fome.
Se estiveres interessado em reflectir mais no assunto, entre outros, podes consultar:
Esta organização (Action for Solidarity, Equality, Environment and Development) coordena projectos e acções de desenvolvimento nos países pobres, canalizando a cooperação dos países ricos.

2006-04-20

DIREITOS dos ANIMAIS

Eis alguns sites em que te podes apoiar para o teu trabalho ( e em português !) :


. A Liga Portuguesa dos Direitos do Animal pode ser boa ideia,

www.lpda.pt

. Com legislação e denúncias de crueldade com os animais,

www.geocities.com/salve_animais

.Uma enciclopédia acessível,

www.wikipedia.org/wiki/Direitos_dos_animais

.Militante e interessante,

www.pelosanimais.pt

. Alimentação humana e direitos dos animais,

www.vegetarianismo.com.br/direitosanimais.html




Qualquer pesquisa exige da tua parte o esforço de procurar entender os argumentos, colocando-te no ponto de vista de quem expõe, assim como, em seguida, distanciamento crítico para te colocares no polo oposto.
Não te esqueças, portanto, tal como aprendeste o ano lectivo passado, que a FILOSOFIA se pretende: Radical e Autónoma.

ÉTICA da NATUREZA

" A expressão 'ética do meio ambiente' indica bem do que se trata: de uma ética que tem o meio ambiente por objecto. Supõe-se que tal ética tem de proporcionar normas que permitam saber o que se deve fazer com o meio ambiente e como se devem enfrentar problemas como a contaminação atmosférica, a poluição das águas, a conservação das áreas florestais e a protecção dos animais."
J. Ferrater Mora, Ética Aplicada

NATUREZA AGREDIDA

" Longo foi o atraso com que se tornou consciente o perigo de uma alteração irreparável do equilíbrio ecológico do planeta, devido ao processo de industrialização, ao crescimento da população e à poluição. O processo de desenvolvimento não solidário seguiu em frente por sua conta, cegamente, sem mecanismos correctivos internos. E, apesar dos primeiros alarmes e dos primeiros movimentos, continua a actuar assim ainda hoje. Deste modo, a reacção dar-se-á apenas depois de suceder uma catrástofe.
É a perda, o mecanismo da perda, aquele que está para se tornar dominante. É a ameaça, o perigo físico, o medo sentido sobre si, sobre os seus próprios filhos, que leva as pessoas a interrogar-se sobre o que se está a fazer e o que realmente tem valor. Os novos objectos de amor não se estão a afirmar com o nascer, mas com a perda. Foi a vista dos rios poluídos, dos lagos sem peixes, das praias cobertas de alcatrão, dos mares putrefactos de algas, dos pássaros mortos, a despertar o interesse ansioso pela Natureza. Foi a notícia do buraco do ozono, do perigo de que se estenda a territórios habitados, que fez olhar pela primeira vez, com apreensão, para o ténue extracto de atmosfera que circunda a Terra, a compreender, pela primeira vez, como se é vulnerável, indefeso, frágil, como são precárias a Natureza e a Vida. "
F. Alberoni, Génese

2006-04-03

REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE O CONHECIMENTO

Na tentativa de pensar a CIÊNCIA e debater os problemas e consequências que ela provoca, podes visitar alguns sites que te ajudem nos trabalhos propostos e a serem apresentados na SEGUNDA SEMANA do Terceiro Período.
Eis algumas sugestões:
Aqui podes verificar as relações existentes entre empresas, avanço tecnológico e Direitos Humanos e Defesa da Natureza.
Neste site podes ler a famosa carta do Chefe Seattle sobre a terra.
Vais gostar.